ProJovem] Alunos aprendem valores através do jornal

Formação cidadã, boas atitudes, comportamento e expressão foram alguns dos benefícios que os professores conseguiram atingir em suas aulas

Há quase oito meses estudando e aprendendo com a presença do jornal, os jovens atendidos pelo ProJovem Adolescente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará-Cará em Ponta Grossa, participantes do Projeto Vamos Ler, têm muito o que contar sobre as diversas práticas desenvolvidas pelo orientador social, José Ricardo Vieira, e pelos professores Clodoaldo Ribeiro e Vera Gerytch, que enriqueceram o aprendizado e inovaram as aulas.

Um desses trabalhos foi a leitura orientada para valores pessoais e a boa convivência em grupo, e para o respeito mútuo. Os próprios adolescentes identificaram no Jornal da Manhã as notícias boas e as ruins para entender a formação desses valores.

“Também desenvolvemos um trabalho com intuito de incentivar a pesquisa por profissões que estavam implícitas no jornal, e o resultado foi que a maioria optou pela área esportiva, como jogadores de futebol”, destaca o orientador. Após a pesquisa, os estudantes confeccionaram cartazes com reportagens positivas sobre as profissões escolhidas. Os professores aproveitaram o conteúdo dos cartazes para discutir sobre as escolhas e levantar características que fazem do atleta um bom jogador, como hábitos saudáveis, comportamento, ética profissional e espírito de equipe, mostrando que tais atitudes são aplicáveis para todas as áreas da vida.

Uma das atividades mais interessantes e dinâmicas planejada pelos professores, foi a produção de um curta – ‘Justiça Seja Feita’ – onde o roteiro e as cenas foram baseadas em imagens e notícias policiais do JM.
A sessão de horóscopo também foi aproveitada pelos professores. “A atividade cobrou que todos apontassem qualidades, sonhos, objetivos e realizações de seu melhor amigo em comparação com o signo dele. No final, cada um apresentou seu amigo à turma, e todos elaboraram o horóscopo da amizade”, explicam.

E muitas outras atividades podem ser executadas partindo do jornal e seu uso interdisciplinar na educação.

Publicado no dia 18 de outubro de 2011, na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.

Anúncios

Comente este post.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s